Sabemos olhar!

7 de mar. de 2012

MINHA HISTÓRIA E MINHA CANÇÃO


Saudades...


Em 2012 ainda não abri nenhuma postagem, asseguro que não foi por falta de inspirações, aliás, tenho uns postes prontos bem interessantes para publicar.


"Estou mais lenta do que burro na ladeira, atropelado pela “cangaia” que desce na banguela.(ao sotaque nordestino com orgulho)"

Israel tem se mostrado indagativo (curioso), requer explicação da funcionalidade de tudo ao seu redor. O mais intrigante é que na sua inabalável opinião, estou no patamar das mais inteligentes mães (Ele mais a frente descobrirá que não é bem assim....risos)


Por enquanto, vou respondendo o que convém, e me esforçando no dialeto, confesso que às vezes, sinto enfado dos discursos quanto aos temas da física, química, geografia, esporte, passado, corpo humano, alimentação, sexualidade, religião, curiosidades, eletrônica, tecnologia, etc...Ah! Mecânica também. (este último não me sai muito bem)
O tema tempos passados, numa ocasião tentando distraí-lo, não imaginei que minha declaração seria bombástica: - Israel, lá na minha casa não tinha televisão, quando eu era criança.
- Isso é inacreditável! (Espantado exclamou)
Não era para provocar alvoroços, queria fazer um encontro dos tempos (o meu e o dele) e suas oportunidades, sem tom de chantagens emocionais.
Infelizmente provoquei mais curiosidade, e ficou desejoso em querer saber como eram as minhas ações criativas para burlar o tempo.
Surgiu tão-logo, uma conversa basilar para ele, ao ouvir minhas lembranças do cofre bem trancado, e abri o cofre com a combinação certa que é confiança, crença e lealdade.
Mais uma vez afirmei que não tínhamos uma televisão e que a nossa rua não era saneada, poucas casas construídas na época, a dita cuja nos anos 80 – numa cidade do interior do sertão pernambucano era inusitado possuir.
As pessoas menos privilegiadas contavam com a arquitetura das praças públicas que em seu desenho estrutural existia uma enorme caixa com esse equipamento curioso para entretenimento da comunidade.
Considerávamos notáveis, pois, morávamos numa rua que alguém a possuía, e ao cair da noite as famílias se reuniam para assistirem toda aquela novidade em preto e branco. Uma televisão era o sonho de consumo. O meu primeiro contato com uma colorida foi na casa da minha avó em outra cidade.
Até que minha mãe comprou uma televisão que demorava ligar, era colossal e ocupava quase a sala toda, fazia estalos quando trocávamos o canal; de segunda mão que para nós não importava, triste foi o dia em que pegou fogo de tanto ligarmos.
Tenho que admitir - fui mesmo uma criança curiosa, lembro da naturalidade preferencial do gosto da meninada pela televisão, mas o meu fascínio era o RÁDIO. Qual criança gostava de rádio? Descobri que minha apreciação era pela liberdade no fluir dos meus pensamentos. 
Inerente a penúria, também na minha casa não tinha rádio. Confissão cruel? Não exatamente – respondo. Foram nas ausências que muito conquistei e desde cedo aprendi a valorizar cada passo na conquista, na força do trabalho.
Incomum fazer filas nas portas das casas e/ou fazer rodas para ouvir ao rádio, isso dificultava ainda mais ao meu acesso. Com destreza descobri a chegada das ondas sonoras vindas da casa da vizinha, e prontamente colocava o meu ouvido na parede para escutar o seu rádio. 
O encontro impreterível era às 16hs, para ouvir um programa que se chamava MINHA HISTÓRIA E MINHA CANÇÃO, apresentada pelo locutor chamado DANIEL DANTAS; recordo a vinheta com assobios. A história era narrada e em seguida tocava a música, enquanto minha mente criava todos os detalhes do outro lado da parede. Não economizava esforços para todos os dias ouvir o meu programa favorito. (estou rindo agora por lembrar quando o plano não dava certo – vizinha viajando ou quando mudava a estação.).
Israel observava os detalhes da minha história, sorriamos em algum ponto, e quiçá criando em sua mente os cenários que tentei desenhar. 
Concluindo:
Espero que um dia o Israel saiba que passados os anos... muitos anos... Afastei os meus ouvidos da parede da casa da vizinha e numa guinada na fase adulta, passei a trabalhar na empresa que mais me fascinava com Execuções de Ondas Moduladas e sua filial, fui responsável diretamente por participar da estrutura operacional de outra filial.
Aprendi que o quê separa uma pessoa de um sonho é apenas uma parede que se transpõe a qualquer tempo.
O Daniel Dantas não imaginava que aquela mulher de semblante sério, entrava tantas vezes na empresa de comunicação, já foi uma menina de 6 anos que colava o ouvido numa parede para ouvir ao seu programa, e que seus aplausos era por ele ser o melhor contador de história da sua vida. 
Desejo marcar esse poster com essa canção:

32 comentários:

  1. Ah, como vai longe aqueles bons tempos de inocência... quando tudo era novidade, quando o futuro começava a chegar... quando me lembro, há um soluço preso na garganta e um sussurro nos ouvidos: Não voltarão mais... Um grande beijo querida, que que o Todo Poderoso lhe dê sempre sabedoria para ensinar o teu pequeno "no caminho em que deve andar".

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida amiga, Keyla! Passei por aqui para desejar-lhe um bom fim de semana e encontrei, com muita alegria, um novo post. Confesso que estou sem tempo agora, mas voltarei para degusta-lo. om fim de semana amiga. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Amigo Set, recordar esses tempos não muito distantes são importantes, principalmente quando temos alguém para compartilharmos. Espero em Deus ter a sabedoria necessária para ensinar ao meu filho, no final, nós dois aprendemos muito. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo querido..srsrs

    Marcos, bom receber sua atenção... Obrigada.

    Espero que você tenha uma semana abençoada... vou bisbilhotar o seu blog..srsrs

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, Keyla! É sempre um prazer recebe-la em meu blog. Fico muito feliz com suas visitas e agradeço o seu carinho. Sempre que quiser as portas estarão abertas para você. Beijos

    ResponderExcluir
  6. PAZ!

    Seguindo este Blog pelo Prossigo para o Alvo...

    Faça-nos uma visita quando possível em http://prossigo.blogspot.com

    Em Cristo,

    Robson Silva
    Prossigo para o Alvo

    ResponderExcluir
  7. Keyla, o Urbanascidades convida voce e seus leitores para o seu 2° aniversário dia 21 de março. Sarau cultural com música, literatura e poesia, e convidados muito especiais. Não perca!
    Um abraço,
    Paulo Bettanin

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Keila.

    Que bom que você conversa assim, com seu filho.
    Rádio foi importante demais na minha vida, porque ficava ligado o dia inteiro. Apesar da pobreza, meu pai não deixou faltar. Mas TV só chegou quando eu já tinha 18 anos.

    Eu também conversava muito com o meu filho. Num dia, ele me perguntou se quando eu nasci, já existia tesoura.

    Sobre o seu gosto pelo rádio, e depois ter a chance de trabalhar no setor, é admirável. O universo conspira mesmo!

    Hoje em dia as crianças já nascem no meio de tanta tecnologia, que muitas não sabem valorizar o conforto.

    Muitas bênçãos pra você e seu lindo filho.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  9. Robson, conheci o seu blog e me trouxe grande alegria, um conteúdo importantíssimo mais que valioso. Obrigada!

    RECOMENDO A TODOS: http://prossigo.blogspot.com

    Esteja em Paz e inspirado por Deus para falar muito aos nossos corações.

    ResponderExcluir
  10. Amapola, como vc é um encanto... grande honra tenho por sua companhia aqui. Obrigada.

    Vc compreendeu sensivelmente cada frase que construí.

    Quero pão de queijo de Minas Gerais. Faça-me o convite.

    ResponderExcluir
  11. Paulo, dia 21... Não esquecerei.

    Um grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Keyla. Passei por aqui para desejar-lhe um maravilhoso fim de semana. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, querida amiga Keila.

    Menina, muito obrigada por aquelas lindas palavras que você disse.
    Você é que é um ser humano que a gente dá vontade de conhecer pessoalmente. Você fala o que vai na alma, e isso é muito bom.
    A sua sensibilidade se faz transparente.

    O Israel tem sorte por ser seu filho. Mãe assim, ainda não é muito fácil de se encontrar.

    Eu também sou fã do Jessé, e ouvi a sua música favorita aqui.
    Infelizmente ele morreu tão jovem...

    Desejo-lhes muita saúde, amor, paz, e progresso.
    Que Deus abençoe vocês, hoje e sempre!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Bela volta as raízes onde firmamos nossa existência...


    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raízes profundas e emocionantes.

      Excluir
    2. Teu blog é lindo, parabéns!

      Vem conhecer o meu:
      leiakarine.blogspot.com

      Excluir
  15. Olá, Keyla. Obrigada por ter curtido meu blog (vi que ja é seguidora)! Vim conferir e gostei bastante do seu =D
    Beijo, seguirei tb :)

    ResponderExcluir
  16. Passei para dar um abraço em você e no seu lindo filho.

    Tenham uma linda semana abençoada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá minha querida amiga, Keyla!
    Vim aqui para desejar a você e toda família, uma Semana Santa muito feliz e um domingo de Páscoa Maravilhoso. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que os dias seguintes da sua vida, sejam todos repletos de muita paz e amor no coração.Não podendo se esquecer que celebrar faz parte do bem construído.Beijo de leitor frequente.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  19. regret ca nu pot transmite sentimentele mele pe intelesul tau!
    Multumesc, onorat, toate cele bune iti doresc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Îmi place site-ul dvs., mulţumesc pentru mesajul dumneavoastră. Eu nu pot vorbi limba ta, dar am facut traducerea. Pentru mine este o plăcere să vă avem ca un prieten. Mulţumesc. Îmi place imaginile de pe blogspot dumneavoastră.

      Excluir
  20. Olá querida, Keyla!
    Que a paz e harmonia, esteja presente em seu lar não só nessa Páscoa, mas como toda sua vida. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, querida amiga Keyla.

    FELIZ PÁSCOA!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. esta admiradora de la belleza y sensibilidad de tus letras, se queda a residir en tu morada sin esperar ser molestia, besinos y feliz tarde de domingo dulce poetisa.

    ResponderExcluir
  23. Somos umas felizardas... porque tivemos tempo de conhecer as pessoas, a natureza e a amizade! Também só tinha rádio...que levava para todo o lado: praia, campo e passeios! Cresci, sonhei e amei ao som das suas músicas! Só conheci a televisão quando cheguei a Portugal depois da independência de Moçambique e, acredita que sou feliz por todos aqueles anos em que usei e abusei de livros e cinema!
    Acho que sou uma pessoa diferente...por causa dessa "falha"...
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  24. muito bela sua história

    ResponderExcluir
  25. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    (((comentário analítico))
    Ah, que história divina. Fiquei refletindo e sei lá, lembranças gritando...
    Seu amor pelo filho estará sempre cheio de lembranças, ele quer compartilhar...
    Acho que por isso tão complicado.
    É demais querer uma vida com menos penúria?
    Parece que sim. Parece que não
    Mas fazer o que? Essa sua alma carinhosa não aceita de outro jeito. Pouca tecnologia, amor demais...Admirável amor pelo filho...uma canção para lembrar...
    Obrigado pelo carinho das palavras e pela participação em meu blog!
    Muito feliz e honrado!
    Boa terça!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...vim desejar...uma boa quarta! Muita paz e inspirações!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...